A Importância dos Músculos da Face
Os músculos da expressão facial têm, para a Fonoaudiologia e Estética, importância crucial.
Os músculos ao se contraírem, em repetidas investidas, estão formando as expressões de cada indivíduo e definindo as fisionomias. Nisso, expõe a imagem real do indivíduo com a personalidade (imagem real), com a aparência (imagem externa), representando desta forma a pessoa toda, através da FACE.
Existe interligação entre o uso da musculatura orofacial e a formação das rugas de expressão. A repetição diária de movimentos fisiológicos naturais, por si só, produz rugas na face. Se esses músculos forem exigidos em contrações forçadas e repetitivamente abusivas resultarão em mais rugas.
Essas fisionomias e expressões que alternamos várias vezes em um mesmo dia e durante toda nossa vida, com o passar do tempo e a chegada do envelhecimento, vão sendo desenhadas em nossa face e deixarão com certeza esculpidas as caretas que mais fizemos em nossa vida. Isso revelará se fomos muito alegres, tristes, bravos, compenetrados, sérios, risonhos, brincalhões... Enfim, marcas de como foi a nossa existência e nossas emoções.
Mas, nosso rosto denuncia “mais idade”, não apenas por mudanças na superfície, como referimos acima. Outro fator significativo e determinante é a perda de FIRMEZA que resulta em FLACIDEZ. Ao contrário do que se costuma dizer, nossa pele não só se solta das amarras, cedendo apenas à força da gravidade. É mais do que isso: os músculos abaixo da pele ficam mais flácidos.
Fonte - clubevidamoderna.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário