Pesquisar

16/02/2013

Volta as aulas

http://ppedaggogia.blogspot.com.br/

DINÂMICAS - VOLTA AS AULAS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaOdvIgZHsmvbctDeMxQrw-bRRYbNY0gTC1Vv5Za4VTzZcXEy_hOY4I9R4y_XNxc_xrH_GuVdLzaPzK2QgW38BXNnNQ9ev1c42V-DIy4rRGVQVC41Qt5XP1b8gUS7l6cth6xF06iUK52w/s1600/professorinha+linda.png

    O primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas. Todos estão em busca de conhecer uns aos outros e saber como será a organização das aulas e das amizades que surgirão. E, nesse primeiro momento, é importante que sejam promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos poucos, uma turma de verdade. Afinal, durante o ano, todos irão compartilhar das mesmas atividades e tarefas. Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e crescimento dessa integração.
barra81.gif

TUDO SOBRE MIM -

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:

Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu. 
Dicas
Promover um ambiente agradavel e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRzCBluzorAhuWOIszcIIUoTCe-2fgzA35DTK39Qbn7slWFPFJg8XqFYVKSU1h5Wk81pXR217UF1JtrQUjM2o3-_meg5YraBWYrdnnfjaI9H6Td6z8EhS67RQB0P_oQCmwres9UqNJfRE/s320/barraa20.gif

DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO - MEMORIZAÇÃO DE NOMES

As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas expectativas para o início do ano letivo ou do curso.
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.
1) Eu sou... e você, quem é? 
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. 
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. 
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" 
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar. 
2) Apresentarte: 
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.) 
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um. 
3) Alô, alô! 
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima. 
4) Procurando um coração... 
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade. 
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos 
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem. 
6) Quando estiver... 
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..." 
7) Apresentação 
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo. 

Fonte: http://amareeducarivanilda.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. CADA DIA MAIS SEUS POSTS VIBRAM
    (Coloque um alerta - clique no título do post e comenta)
    bjus

    ResponderExcluir

Arq.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Compartilhe

Seguidores