- O JOGO SIMBOLICO OU DE FAZ-DE-CONTA, PARTICULARMENTE, É FERRAMENTA PARA CRIAÇAO DA FANTASIA, NECESSARIA A LEITURAS NAO CONVENCIONAIS DO MUNDO. ABRE CAMINHO PARA A AUTONOMIA, A CRIATIVIDADE, EXPLORAÇAO DE SIGNIFICADOS, E SENTIDOS.ATUA TAMBEM SOBRE A CAPACIDADE DA CRIANÇA DE IMAGINAR E REPRESENTAR, ARTICULADA COM OUTRAS FORMAS DE EXPRESSAO. SÃO OS JOGOS AINDA INSTRUMENTOS PARA APRENDIZADO DE REGRAS SOCIAIS.
- AO BRINCAR, AFETO, MOTRICIDADE, LINGUAGEM, PERCEPÇÃO, , REPRESENTAÇAO, MEMORIA, E OUTRAS FUNÇOES COGNITIVAS ESTÃO PROFUNDAMENTE INTERLIGADOS.
- A BRINCADEIRA FAVORECE O EQUILIBRIO AFETIVO D A CRIANÇA E CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE SIGNOS SOCIAIS. CRIA CONDIÇOES PARA UMA TRANSFORMAÇA O SIGNIFICATIVA A CONSCIENCIA INFANTIL, POR EXIGIR DAS CRIANÇAS FORMAS MAIS OMPLEXAS DE RELACIONAMENTO COM O MUNDO. ISSO OCORRE EM VIRTUDE DAS CARACTERISTICAS DA BRINCADEIRA: A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL QUE ELA ENVOLVE NAO PODE SER CONSIDERADA AO PE DA LETRA, SUA INDUÇÃO A UMA CONSTANTE NEGOCIAÇÃO DE REGRAS E A TRANSFORMAÇAO DOS PAPEIS ASSUMIDOS PELOS PARTICIPANTES FAZ COM QUE SEU ENREDO SEJA SEMPRE IMPREVISIVEL.
FONTE: REVISTA DA EDUCAÇÃO
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